Espetáculo A Queda no Espaço Parlapatões

Espetáculo A Queda no Espaço Parlapatões

O que um homem pode fazer quando tudo que é seu está partindo? Com esta premissa, se desenvolve a narrativa de A Queda, que faz temporada no Espaço Parlapatões de 05 a 26 de novembro, todas as terças às 21h.

Com direção de Nelson Baskerville e atuação de Marcello Airoldi, a peça convida o público a refletir sobre vida e morte; texto faz parte da trilogia do projeto Teatro de Perto.

A Queda é a trajetória de um homem simples que precisa se desfazer de tudo que não lhe serve mais e está a procura de um novo ser, em busca de renovação. “A peça lembra a importância da arte como ferramenta de reflexão e comunicação entre os homens. A arte torna possível ao homem se reelaborar e evoluir”, diz Airoldi, que também é autor do texto.

Na peça, com duração de 60 minutos, um homem está numa queda livre e convida a plateia a presenciar o acontecimento. Nesse percurso, sua única companhia é um pássaro que tem a função de arrancar seus membros, vísceras e memória à medida que se aprofunda na queda. Antes de perder tudo o que possui ou tudo o que seu corpo e espírito carregam, o homem tenta elaborar os significados desse “milagre”, despedindo-se de tudo o que compõe a sua história. Seu corpo, sensações, sentimentos, religião e conceitos começam, então, a desaparecer.

Enquanto cai, esse homem se aprofunda cada vez mais em si mesmo, num mergulho seminal que o faz rever desde os princípios que o capacitaram para a vida social até suas origens míticas, numa espécie de reação em cadeia invertida, que caminha do expandido para o mais íntimo e sutil, lhe devolvendo o encanto de lembrar-se de si e de sua civilização.

Para o diretor Nelson Baskerville o importante é que nesse movimento intenso de queda, o homem assume as rédeas da sua vida e revê, ponto a ponto, todos os acontecimentos passados ou futuros. “Marcello Airoldi estará sozinho no palco. Um homem só num palco nos fazendo perceber que somos sós ao nascer e sós ao morrer, criando uma vertigem na plateia, que se verá obrigada a montar/editar o enorme quebra-cabeça que estará à sua frente. A vertigem do homem é de uma lucidez absurda. Teatro para levarmos para casa e refletirmos sobre vida amor e morte,” afirma.

 

Ficha Técnica 
Texto e atuação: Marcello Airoldi
Direção: Nelson Baskerville
Participação especial em OFF: Cida Moreira
Direção de movimento: Cristiano Karnas
Desenho de luz: Aline Santini
Trilha Sonora: Enrico Airoldi/Marcello Airoldi/ Nelson Baskerville
Figurino: Marichilene Artisevskis
Direção de Produção: Carolina Parra
Fotos: Priscila Prade
Cenotécnico: Antonio Theodoro Sasso Jr
Operador de Som: Val Oliveira
Operador de luz: Pajeú de Oliveira
Realização: MAPA- Marcello Airoldi Produções Artísticas e Teatro de Perto.

A QUEDA 
De 05 a 26 de novembro
Terça às 21h
Ingresso: R$ 50,00 (Inteira)  R$ 25,00 (Meia)

Classificação: 16 anos
Duração: 55 minutos

Espaço Parlapatões 
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação 
Tel. (11) 3258-4449
Venda de ingressos: www.sympla.com.br 

No Comments

Leave a Reply