Histórico Galpão Parlapatões

O Galpão Parlapatões funciona desde 2013. É um espaço para realização de ensaios, cursos, oficinas e eventos, capaz de abrigar várias linguagens artísticas, como Circo, Teatro, Dança, Música e Cinema.

Antes disso, o local já era mantido pelos Parlapatões e Pia Fraus, como espaço de ensaio e guarda de material e foi a sede da Pia Fraus. A parceria dos grupos, que já vinham realizando projetos juntos, como o circuito Pano de Roda; a turnê internacional do espetáculo Farsa Quixotesca e a criação do espetáculo Bichos do Brasil, se consolidou ainda mais na realização do espetáculo de rua Hércules e, em seguida, no surgimento do Circo Roda Brasil, que mais tarde teve o nome reduzido para Circo Roda.

Neste momento, surgiu para os dois grupos o foco de trabalho conjunto voltado à linguagem circense. Como as necessidades do circo indicavam uma adequação do espaço para um galpão com pé direito alto, visando a realização de números aéreos, foi realizada uma reforma que alterou substancialmente o local, com investimentos de recursos próprios dos dois grupos. A Pia Fraus mudou-se para sua nova sede e, assim, o lugar definiu sua vocação de centro de treinamento de circo e espaço de ensaios.

Pouco depois, o projeto do Circo Roda encerrou seu ciclo e os grupos decidiram outros rumos, sendo que o galpão ficou com os Parlapatões, que optaram por manter a vocação circense e ampliar o uso para ensaios de teatro e música, locação para gravações de áudio visual bem como locação para eventos.

Hoje, uma série de cursos e oficinas são realizados no Galpão Parlapatões, bem como eventuais apresentações em formato de cabarés, que trazem tanto os alunos formados pelos cursos como envolvem diversos artistas e coletivos circenses, se tornando um local de troca e estímulo à linguagem.

O Galpão Parlapatões abriga também cenários e figurinos dos espetáculos dos Parlapatões, tanto em repertório quanto as peças antigas que já não são mais encenadas, preservando um importante acervo da trajetória do grupo.

Com a experiência do grupo teatral Parlapatões, com o mesmo padrão de qualidade e programação do Espaço Parlapatões, o Galpão Parlapatões é mais um espaço cultural para formação, pesquisa e difusão de artes em São Paulo.

 

OFICINAS ARTESANATO DO RISO

A Oficina, ministrada por Victor Tomate Ávalos, é destinada a toda pessoa que queira iniciar/aprofundar o seu conhecimento sobre a linguagem do palhaço. Cada particiante irá criar um número/cena para pesquisar de forma prática os mecanismos causadores do riso.

Tomate possui uma carreira de 26 anos e visitou ruas, praças, teatros, circos, cruzeiros, cassinos e 26 países com o seu espetáculo. Recebeu por duas vezes o título de palhaço do ano no festival de Palhaços de Val Paraíso (Chile). Ganhou nos anos de 2017 e 2018 o Guinnes Record (Xiamen – China).

Artesanato do Riso: Construção do corpo cômico Métodos para desenvolvimento de ideias Trabalho com espectadores Dramaturgia e linguagens Composição da cena cômica.

Dias 19, 20 e 21 de julho
Das 10h às 14h
Valor: R$300,00
Galpão Parlapatões
Rua Sepetiba 182 – Lapa – São Paulo – SP – BRASIL

Mais informações em (11) 99828-1442

 

LOCAÇÃO DO GALPÃO PARLAPATÕES

CURSOS, OFICINAS E WORKSHOPS

EVENTOS