Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela.

Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil.

No espetáculo Parapapá! Circo Musical o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, iô-iôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o Palhaço da trupe a conquistar a Trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida… Será que esse Menino seguirá com o Circo? Ou o Circo seguirá nele?

Parapapá! Circo Musical é um espetáculo de características visuais e musicais bem brasileiras, inspirado no artesanato e brincadeiras populares. Fruto da pesquisa de 19 anos dos Parlapatões em torno da arte da palhaçaria e dos brincantes brasileiros. Resgata músicas e jogos que fizeram o nascimento do circo brasileiro.

Sua estréia sob a lona do Circo Roda Brasil, dos Parlapatões e Pia Fraus, marca uma grande programação circense musical que terá temporada de três meses no Memorial da América Latina.

Os Parlapatões Raul Barretto (Menino), Henrique Stroeter (Palhaço) e Hélio Pottes (Anão) encabeçam o elenco que traz o atores-cantores Fabeck Capreri e Renata Veroslatto e os acrobatas Wallace Alcântara e Nayara Nascimento.
A Banda Paralela traz os arranjos de Alexandre Dalóia (flautim e escaleta) juntos aos parceiros Denilson Martins (sax barítono), Marcio Forte (bumbo), Ivan Alves (caixa), Douglas Freitas (trombone), Sidmar Vieira (trompete) e Tiago Sormani (sax alto).
Uma parceira entre música e circo para divertir crianças de 3 a 90 anos.

 

04-ficha-tecnica
Ficha Técnica

Roteiro e textos:
Hugo Possolo

Direção:
Hugo Possolo e Henrique Stroeter

Direção Musical e Arranjos:
Alexandre Dalóia

Elenco:
Raul Barretto
Henrique Stroeter
Fabek Capreri
Hélio Pottes
Renata Versolatto
Wallace Alcântara
Nayara Nascimento

Banda Paralela:
Alexandre Daloia (escaleta e flautim)
Denilson Martins (sax barítono)
Marcio Forte (bumbo)
Ivan Alves (caixa)
Douglas Freitas (trombone)
Sidmar Vieira (trompete)
Tiago Sormani (sax alto)

Coreografias: Henrique Stroeter e Paulo Goulart Filho

Figurinos: Hugo Possolo

Cenário e Objetos de Cena: Hugo Possolo e Werner Schultz

 

 

  IMPRENSA

 

 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS