DECAMERON

Reproduzir vídeo


DECAMERON

 

Decameron, encenação dos Parlapatões que estreou em maio de 2024, reúne diversas histórias de diferentes épocas com a comicidade do grupo, mesclando novelas medievais com a linguagem festiva do teatro de revista. Inspirada na obra O Decameron, de Giovanni Boccacio, a peça faz um paralelo entre histórias que foram contadas em grandes pandemias: a Peste Bulbônica, de Idade Média e a recente Pandemia da Covid 19.

Num cenário de fim de mundo, dois arqueólogos descobrem uma foto que registra pessoas praticando o extinto gesto de abraçar e, quebrando protocolos, sentem a necessidade de darem um abraço. Assim apresenta-se ao público Decameron da versão parlapatônica, fruto de processo criativo colaborativo e fluido. Com dramaturgia de Hugo Possolo e dramaturgismo de Camila Turim, o espetáculo costura histórias e contextos, passado, presente e futuro, com uma linha do tempo ágil, sagaz, cômica, reflexiva e contemporânea, que atualiza o cultuado frescor da assinatura do grupo.

O narrador Boccacião faz a transição cênica entre os tempos até a chegada da era das redes não sociais, entre lives, podcasts, reuniões virtuais e tevês. “São histórias que refletem o mundo e o futuro a partir de nossas contradições, especialmente, as brasileiras. Afinal, ainda somos um país medieval?”, questiona Possolo.

A peça Decameron aborda tanto as novelas de Boccaccio quanto narrativas contemporâneas, que resultaram da quinta edição do Festival de Peças de UM MINUTO, realizado pelo grupo em 2020 durante a pandemia, transmitida ao vivo, sem plateia presencial, direto do palco do Teatro Porto Seguro.

A partir do projeto Ocupação Decameron, que envolveu mais de 120 artistas, entre diretores, dramaturgos, bandas musicais e grupos parceiros. Durante dez dias foram feitas dez apresentações nas ruas de São Paulo, com dez cenas cada dia, ocupando a Praça Roosevelt, o Parque Augusta e as escadarias do Theatro Municipal. Dessas apresentações foram escolhidas os textos e cenas que compõem o espetáculo Decameron.

O elenco, que performa criativamente com a dramaturgia, conta com Andreas Mendes, Camila Turim, Fernanda Cunha, Hugo Possolo, Leandro Vieira, Mawusi Tulani, Raul Barretto e Tadeu Pinheiro. A peça conta com textos de diversos autores contemporâneos, como Airton Nascimento, Andreas Mendes, Avelino Alves, Camila Turim, Hugo Possolo, Jo Bilac, Leandro Vieira, Luh Mazza, Marcelo Oriani, Mawusi Tulani, Michelle Ferreira e Nado Cappucci.

 


Concepção do projeto Decameron: Camila Turim

Direção Geral: Hugo Possolo

Dramaturgia: Hugo Possolo
(a partir e O Decameron, de Giovanni Boccaccio e autores contemporâneos abaixo)

Incluindo textos dos seguintes autores: Airton Nascimento, Andreas Mendes, Avelino Alves, Camila Turim, Hugo Possolo, Jo Bilac, Leandro Vieira, Luh Mazza, Marcelo Oriani, Mawusi Tulani, Michelle Ferreira e Nado Cappucci.

Dramaturgismo: Camila Turim

Elenco:
Andreas Mendes
Camila Turim
Fernanda Cunha
Hugo Possolo
Leandro Vieira
Mawusi Tulani
Raul Barretto
Tadeu Pinheiro

Cenografia: Márcio Medina

Figurinos: Adriana Vaz Ramos

Iluminação: Fran Barros

Trilha Sonora: Deivison    Nunes

 

Cenotécnica e pintura de arte de Cenário e Figurinos: Atelie palhAssda (Marcos Diglio, Karina Diglio, Rafael Boesi e Satie Inafuku)

Serralheria: César Augusto de Sousa

Objetos de Cena: Zé Valdir e Agentemesmo Colandoodedonacolaquente

Assistente geral de instalações gerais, eletricista geral e outras colaborações gerais: Walter Tucci (Tio Walter)

Customização e finalização de Figurinos e Adereços: Fernando Fechio

Visagismo: Thamy Freitas

Assistentes de Figurino: Letícia Gomide e Felipe Cabral

Operação de iluminação: Vitor Morpanini

Operação de som: Deivison Nunes

 

Fotos: Luiz Doroneto

Captação Audiovisual: Polvo

Câmera: Sol Faganello, Nina Brito e Deivison Nunes

Edição de vídeo: Deivison Nunes

Designer gráfico: Werner Schulz

 

Produção Executiva: Isadora Bellini e Isadora Tucci

Assistência de produção: Camila Cavicchioli

Produção: Cristiani Zonzini

Coordenação de produção: Hugo Possolo e Raul Barretto

Realização: Parlapatões / Nada de Novo Produções Artísticas

Projeto contemplado pela 39ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.